top of page

Qual a importância dos profissionais de Saúde do Trabalho para as empresas

Ter profissionais de Saúde do Trabalho em sua empresa é fundamental para manter um ambiente seguro e saudável para os demais colaboradores. Saiba mais


Ele é o responsável por prevenir riscos que possam surgir em relação à saúde dos trabalhadores. Através dessa análise, é possível criar estratégias para a prevenção de qualquer falha e assim proteger a vida desses funcionários.


Não importa qual seja o porte da empresa. Já que é de suma importância que toda organização tenha acesso a esse tipo de profissional.

É obrigatório que, toda empresa que possua colaboradores, siga as regras fundamentais do MTE (Ministério do Trabalho e do Emprego). Essas normas devem ser implementadas para facilitar e prevenir doenças e acidentes que sejam relacionados ao trabalho.

A falta desse profissional pode gerar dores de cabeça ao empresário, afinal de contas, a fiscalização do MTE pode trazer multas à empresa. Além disso, existe também, um acompanhamento por parte do Ministério da Previdência Social.

Vale lembrar que essas regras servem para empresas de qualquer porte e segmento, independente do grau de risco ocupacional de cada uma delas.


Obrigações fundamentais

Existem alguns enxames que devem ser feitos por qualquer indivíduo que passe a fazer parte do quadro de colaboradores, são eles:


  • Exame admissional: deve ser realizado no ato da contratação. Pois serve para avaliar se existe algo que impeça que este colaborador assuma a função.

  • Exame demissional: este exame deve ser feito sempre que um colaborador é dispensado. E é imprescindível para a finalização de seu desligamento e para que haja a homologação.

  • Exame por mudança de cargo ou função: é preciso saber se o colaborador está apto para o novo cargo. E por esse motivo é indispensável a realização de um novo exame.

  • Exame para retorno ao trabalho: quando um colaborador se afasta por doença, em seu retorno deve ser feito um exame para avaliar se ele está realmente preparado para reassumir seu posto.


Os profissionais de Saúde do Trabalho ficam atentos a isso e colaboram para que essas normas sejam seguidas à risca.


Atuação dos profissionais de Saúde do Trabalho

Como já citamos, ele tem como prioridade garantir o bem-estar dos demais colaboradores. Para isso, ele deve seguir algumas regras e uma delas é a Norma Regulamentadora NR 9. Ela tem destaque, pois se trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e todas as medidas de segurança que devem ser seguidas de forma efetiva.


A legislação prevê que existem três formas básicas de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, na forma coletiva, individual ou até mesmo administrativa.


Um dos passos mais importantes que esse profissional deve seguir, é analisar e substituir qualquer tipo de agente que possa ser o causador de problemas futuros.


Por exemplo: em um determinado departamento, as cadeiras estão com pequenos defeitos e isso prejudica a postura dos colaboradores. Obviamente, elas devem ser substituídas ou consertadas para evitar danos a eles e consequentemente à organização.


Em resumo, ter esse auxílio vai facilitar muito a vida de qualquer empresário. Por isso é muito importante que a contratação de um profissional da Saúde do Trabalho, esteja inclusa no planejamento da empresa.


Mais informações fale com um dos nossos especialistas:

WhatsApp (48) 9 9128-8581

Fone: (48) 3091-1220

www.saoclin.com.br

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page