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Benefícios da medicina do trabalho nas empresas

Garantir um ambiente de trabalho agradável e seguro é um dos pontos mais importantes para a conquista de uma equipe engajada e consequentemente, de uma efetiva produção.

Para que isso ocorra, é necessário que o empregador leve em consideração a saúde do seu funcionário. Confira os benefícios da medicina do trabalho nas empresas com a #saoclin

Neste sentido, a medicina do trabalho vem para garantir a melhoria das condições laborais, evitando acidentes ou doenças relacionados à atividade exercida.


Garantia de integridade física e psicológica dos funcionários

O principal objetivo da medicina do trabalho é garantir a integridade física e psicológica dos empregados. O investimento na saúde e prevenção de acidentes dos colaboradores de uma empresa é uma necessidade atual no gerenciamento de qualquer negócio.


A realização de exames periódicos e testes psicológicos frequentes, além da constatação dos riscos e entrega de equipamentos de segurança demonstram o comprometimento do empregador com a principal ferramenta que faz a instituição acontecer.


Em casos de acidentes, é fundamental ter uma equipe especializada para dar o atendimento essencial e garantir o bem estar do empregado. O atendimento psicológico é bastante eficaz para cargos que demandam muita pressão e cobrança, como, por exemplo, o pessoal de Recursos Humanos.


Evita afastamentos do trabalho

Outro ganho para o empregador é o baixo índice de afastamentos do trabalho. A medicina do trabalho contribui diretamente na qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.

Redução de gastos

Com a qualidade de vida no trabalho seja pela saúde como pela segurança, o empregador evita custos com afastamentos e ações judiciais.


Demonstra o comprometimento e entrega credibilidade

Uma empresa que valoriza e prioriza a saúde de seus trabalhadores demonstra seu comprometimento sobretudo com pessoas e isso contribui especialmente para a sua credibilidade.


Aumento da produtividade

Colaboradores que estão em boas condições de trabalho (física ou psicológica) produzem mais e entregam com qualidade.


Principais programas e laudos da medicina do trabalho

A prestação de serviços pela medicina do trabalho envolve a emissão de diversos programas e laudos. Por exemplo:


  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) – Este programa é estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9 e tem a finalidade de definir uma metodologia de ação que garanta a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores diante de todos os riscos existentes no local.

  • Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) – O LTCAT é um documento que visa registrar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho. Ele avalia a insalubridade ou periculosidade para o empregado e propõe a execução de medidas que evitem possíveis problemas.

  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – Programa que monitora a saúde do empregado durante toda a trajetória profissional dentro da empresa. Ele abrange, da admissão à demissão, todos os exames dessa etapa exigidos por Lei.

  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) – Trata-se de um documento histórico-laboral que reúne, dentre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração de todos os serviços prestados pelo indivíduo ao longo da vida. É utilizado pelo INSS no momento do ingresso da aposentadoria e deve ser disponibilizado ao funcionário no momento da demissão.

O que fazer para otimizar a medicina do trabalho na minha empresa?

Como vimos anteriormente, a medicina do trabalho é uma ferramenta indispensável para a garantia da produtividade de uma empresa. Investir na contratação de uma equipe especializada em medicina do trabalho #saoclin é crucial para a organização o bem estar dos funcionários.


Mais informações fale com um dos nossos especialistas:

WhatsApp (48) 9 9128-8581

Fone: (48) 3091-1220

www.saoclin.com.br


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